Irlanda lembra Guinness, que lembra sede, que lembra… Pubs! Não é de hoje que esses “bares” mais intimistas se tornaram um estilo de vida para os irlandeses. Eles já estão presentes há milhares de anos por lá. Então, não podemos falar de cultura irlandesa sem antes falarmos dos pubs. Só na capital, Dublin, são mais de 800!
E nada como sentir na pele a atmosfera incrível que só um bom pub irlandês tem, poder socializar com os locais, beber uma pint (como eles chamam os copões de chope), ouvir uma boa música tradicional irlandesa e, se você tiver sorte, assistir a uma apresentação da típica dança celta.
A cultura dos pubs na Irlanda é tão forte que fica difícil não se contagiar. Para um bom irlandês que se preze, frequentá-los toda semana (e não só aos finais de semana) é de lei.
Já imaginou fazer um tour (ou pub crawl) pelos melhores pubs da “ilha esmeralda”? Confira a seleção da Slow Travel e prepare-se para o levantamento de copos.
Sean’s Bar (Westmeath)
First things first. Nossa primeira parada é no pub mais antigo da Irlanda, onde tudo começou, lá no ano de 900. Ele está localizado ao lado de um castelo do século 12 e ainda é um dos lugares preferidos dos irlandeses para “tomar uma”.
Como nem tudo lá é só cerveja, não deixe de experimentar também o clássico Bailleys Irish Cream e o artesanal Sean’s Bar Irish Whiskey. Começamos com o pé direito, não?
The Brazen Head (Dublin)
Esse é outro “ancião” entre os pubs da Irlanda. Fundado no ano de 1198. A charmosa fachada em estilo medieval logo “denuncia” a sua idade. Mas não se engane, pois o pub foi inteiramente reformado, mantendo elementos de sua arquitetura e decoração originais.
Ambiente rústico e aconchegante, boa música tradicional irlandesa ao vivo, opções que vão da cerveja ao whiskey e um menu recheado de pratos típicos é o que você vai encontrar por lá.
Temple Bar (Dublin)

A terceira parada do nosso roteiro é tão obrigatória quanto as duas primeiras. Dizemos isso porque é praticamente impossível viajar para a Irlanda sem tomar, pelo menos, uma pint de Guinness ou um Irish coffee (bebida à base de café e whiskey irlandês) no Temple Bar, um dos mais famosos pubs da cidade.
À noite, sucessos irlandeses, como Whiskey in The Jar e The Wild Rover, são tocados ao vivo no pub, quando locais e turistas se misturam em uma dança improvisada, que mais parece uma festa nada combinada.
Johnnie Fox (Dublin)

Absolutamente tudo nesse pub remete à cultura irlandesa, da entrada aos toaletes. O estabelecimento tem até um exemplar antigo do jornal nacional diário The Irish Press.
O ambiente é bem familiar e mistura o nacionalismo com o estilo rústico-vintage. Só a decoração do lugar já renderia um álbum de fotos à parte.
Se quiser juntar as mesas com “compadres” e “comadres” para curtir uma cantoria regada à banjo e muita cerveja, fique à vontade. Lá, você se sentirá em casa.
The Forty Foot (Dublin)

Uma versão mais sofisticada e aconchegante do tradicional pub, o The Forty Foot tem dois andares e fica de frente para o porto de Dún Laoghaire. O local oferece opções variadas, como saborosas cervejas artesanais, uma carta de vinhos de primeira qualidade e um menu com aperitivos irresistíveis.
No verão, é possível sentar-se na “varanda” e aproveitar a brisa que vem do porto.
A Irlanda pode ser um destino traiçoeiro para quem não a conhece, pois seus condados nem sempre são tão acessíveis aos turistas que viajam por conta própria. Além do mais, a chuva pode fazer tudo virar um “programa de índio”.
Imagine se perder em suas ruas tão parecidas, embaixo de garoa, com um mapa enorme na mão, tendo que ouvir um inglês com um sotaque bem difícil de entender ao tentar pedir informações. É bem provável você acabar entrando num pub meio “mirrado” e frustrar todas as suas expectativas boêmias.
Agora, imagine ser preso (isso mesmo, preso!) enquanto faz um tour pela cidade bebendo sua cerveja favorita, sem nem sequer entender o motivo do “auê”.
A magia de um pub crawl na Irlanda está na experiência que você vive dentro de cada bom pub, sem preocupações. E, com a Slow Travel, você aproveita essa viagem sem pressa e sem ter que ficar “caçando” os melhores lugares para vivenciar a cultura irlandesa. Oferecemos todo o suporte antes e durante a sua viagem.
Para esse e outros roteiros temáticos, entre em contato com a gente!
Deixe uma resposta