Já pensou pegar uma praia com Bruna Marquezine, Neymar, Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso e outras celebridades? Pois é… Em Noronha, isso é cada vez mais possível. Você bota o pé na areia e tcha-nam! Lá estão eles curtindo também, hospedados em uma pousada pertinho da sua. O lugar é tão badalado que já até ficou conhecido como “ilha dos famosos”.
Aliás, Fernando de Noronha já recebeu outros visitantes ilustres no passado, como o pintor francês Jean-Baptiste Debret e o naturalista inglês Charles Darwin. Tudo bem que os cenários são bem mais bonitos que os estúdios que eles estão acostumados, mas, mesmo assim, por que todos eles vão pra lá?
Bem, para responder essa questão, é importante conhecer um pouquinho mais sobre a região. O arquipélago pernambucano tem, na verdade, 21 ilhas e 26 km², mas só Noronha é habitada. As demais ilhas são reservas ambientais inacessíveis, e isso faz com que o local seja um verdadeiro santuário ecológico.
Chegar até a ilha não é uma das tarefas mais fáceis: são somente dois voos regulares partindo de Recife, sem opção de acesso por cruzeiro marítimo. Ou seja, além de contribuir para a preservação do local, os frequentadores são seletos. É essa exclusividade e contato com a natureza que tanto chama a atenção dos turistas, famosos ou não.
Imagine que você está em uma praia no nordeste de olhos fechados, escutando o mar, sem ser incomodado por nenhum outro barulho ou pessoa. Se só isso já está te convencendo a ir, saiba que ainda não é tudo. Ao abrir os olhos, você vai descobrir que a principal questão que faz a viagem para Fernando de Noronha ser inesquecível são as belas paisagens. As praias de areia fofa e clara são extremamente bem preservadas e rodeadas por uma rica biodiversidade. Tanto é que esse conjunto natural único foi tombado pela Unesco em 2001. É tanta beleza que, em 2014, a Praia do Sancho foi eleita a mais bonita do mundo em pesquisa anual realizada pelo TripAdvisor.
Agora, se a paisagem fora d’água não for suficiente, você ainda pode aproveitar para mergulhar em um dos melhores lugares do Brasil. Além do contato direto com cardumes típicos e tartarugas marinhas, os amantes de aventura podem fazer mergulhos com tubarões que frequentam o arquipélago.
Esse é um daqueles destinos em que as fotos nunca fazem justiça. Por isso, se você gosta de belezas naturais e aventura, uma viagem para Fernando de Noronha é praticamente obrigatória. A seguir, listamos algumas experiências que você precisa viver em seu passeio. E, como diria Marquezine, “noronhe-se”!
Trilha histórica

Aproveite uma caminhada cheia de história pelo Centro Histórico de Fernando de Noronha e pela Vila dos Remédios. A trilha também visita o Museu do Tubarão, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, o Forte dos Remédios, o Palácio São Miguel e algumas ruínas.
Passeio de barco e Baía dos Golfinhos
Que tal navegar pelo mar de Fernando de Noronha de ponta a ponta e ver seus principais pontos turísticos de outro ângulo? O barco sai do Porto de Santo Antônio e passa pelas ilhas secundárias, com acesso restrito a biólogos e militares. Depois, segue para a Baía dos Golfinhos, onde é possível observar os simpáticos golfinhos rotadores. A Praia do Sancho é a principal atração do passeio, pois proporciona aos turistas um mergulho de 40 minutos ao lado de peixes e tartarugas. Para finalizar, uma parada na Pedra do Leão, de onde se pode escutar um “rugido” vindo do vai-e-vem das ondas.
Tour pela ilha
Um tour que vale cada minuto, com paradas nos principais pontos turísticos e praias de lá. Conheça a Praia do Sancho, a Praia Cacimba do Padre, a Baía dos Porcos, a Praia do Sueste, a Praia do Leão, o Buraco da Raquel, a Capela de São Pedro e a Praia do Porto. Lembrando que o tour faz uma parada para banho nas praias.
Fechando com chave de ouro, o Mirante do Boldró te espera para contemplar um belíssimo pôr do sol.
Trilha do Atalaia
Quem gosta de aventura não dispensa uma boa trilha. Essa é do tipo longa, mas muito compensadora. São aproximadamente três quilômetros de caminhada, totalizando cinco horas. Conheça a história geológica do arquipélago através de suas rochas, mergulhe na Piscina da Atalaia e contemple a Ilha do Frade. A fauna e flora dessa região são um show à parte. Prepare o físico, a garrafa d’água e calce um bom par de tênis. Vai valer a pena!
“Batismo”
Não dá pra visitar Noronha sem ser “batizado” de verdade em seu mar azul esverdeado. Ainda que seja a sua milionésima vez mergulhando, sempre há algo surpreendente e novo lá embaixo. E você verá tudo com seus próprios olhos, a uma profundidade de, aproximadamente, 12 metros. O medo aqui não é impedimento, pois um instrutor profissional acompanha todo o percurso subaquático.
E aí, gostou do roteiro? Ele é só um “gostinho” das muitas atividades e atrações que esperam por você nessa ilha encantadora. Lembrando que o tempo de visitação recomendado para Noronha é de, no mínimo, cinco dias. Assim, você poderá usufruir desse paraíso brasileiro e conhecer a história da colonização do arquipélago nordestino.
É importante salientar também que Fernando de Noronha é uma reserva ecológica. Por isso, demanda inúmeros trâmites ambientais dos turistas. Alguns locais, por exemplo, exigem autorização prévia de acesso ou acompanhamento do IBAMA durante a visitação.
Você não quer correr o risco de chegar lá e não conseguir ver tudo o que Noronha oferece, certo? É justamente para evitar essa “dor de cabeça” que a Slow Travel trabalha com os melhores operadores de turismo do mercado. Aqui, montamos sua viagem para Fernando de Noronha totalmente personalizada, de acordo com o seu estilo e preferências.
Deixe uma resposta